top of page
  • Foto do escritorLiz Elhaz Oliveira

AS RUNAS NAS PRÁTICAS DE MAGIA MODERNA



As runas nórdicas são conhecidas principalmente pelo seu uso oracular, mas além da divinação, há outras formas de aproveitar a energia ancestral que esses símbolos carregam.


Potencializadoras de magia


De acordo com suas propriedades mágicas, as runas podem ser usadas para potencializar os efeitos de uma magia. Você pode, por exemplo, traçar na vela utilizada a runa correspondente à intenção do ritual. Ou de repente, você pode reforçar sua magia de proteção para a casa riscando runas de proteção com óleo de cozinha no batente das portas e janelas.


Talismãs e amuletos mágicos


Os povos nórdicos antigos também utilizavam talismãs e amuletos mágicos com runas traçadas e hoje muitos praticantes de magia resgatam essa prática usando pingentes, anéis, pulseiras, enfeites de cabelo, bordados em roupas e outras formas criativas como forma de aplicação dessas energias em seu cotidiano.


Tatuagens


Não só as runas, mas outros símbolos nórdicos marcantes como os corvos, os lobos, a Yggdrasil, caíram nas graças da arte da tatuagem. As alegorias nórdicas vêm embaladas pela alta na cultura pop estando presentes em filmes, séries, quadrinhos e jogos.


Na concepção e experiência desta que vos escreve, a tatuagem tem influência na vibração energética da pessoa que as detém. Portanto, sejam símbolos nórdicos ou não, recomendo uma pesquisa apurada antes de sair tatuando qualquer coisa por aí. Se puder, faça o desenho em hena ou maquiagem artística e observe como se sente com aquele símbolo para depois decidir eternizá-lo em sua pele e aura. A tatuagem pode ser encarada como um sacrifício de sangue mágico honrando a si mesmo.


Autoconhecimento e introspecção


Provavelmente pela sua força ancestral que as runas evocam, elas acabam sendo ferramentas ideais para um mergulho em si mesmo, para obter orientações, contatar seus ancestrais e mestres espirituais.


Muitas formas de manifestação do poder espiritual das runas podem ser utilizadas, desde a visualização na tela mental, os galdrs (vocalização), os sthadas (exercício energético que integra as runas a posições corporais), a meditação e até a agregação das runas às terapias integrativas.



Experimente!


Segue uma magia fácil para você começar a sentir as energias das runas em sua vida:


Magia para uma semana harmônica

Melhor dia para fazer: Domingo


Você vai precisar de:

1 vela azul (qualquer tonalidade de azul)

1 punhado de flores amarelas (por exemplo: camomila, calêndula, pétalas de girassol, etc)


Como faz:

Numa superfície à prova de fogo (piso frio, forma de bolo ou de pizza, etc) faça um círculo com as flores.



Pegue a vela azul e grave a runa Wunjo (imagem ao lado). Você pode usar a própria unha, um alfinete, lápis ou caneta para traçar a runa, o importante é gravar na cera.


Segure a vela entre as mãos e na direção do coração. Agora peça à Balder, deus do Sol, o mais carismático e querido, para abençoar sua semana com alegria, prosperidade, harmonia e empatia.


Acenda a vela, posicione no centro o círculo. Depois que a vela queimar por completo, recolha as flores e faça um banho, pode ser no dia seguinte.



Como você pode ver, há muitas formas de usar as runas e solicitar as bençãos das deusas e deuses nórdicos em nossas atividades mágicas ou cotidianas. Quer aprender à fundo como fazer uso dessas energias? Faça parte do novo clã que está se formando na nova turma do curso Runas e o Limiar dos nove Mundos! Início em 08/11/2023. Para saber mais e se inscrever, clique aqui!


Abraços Místicos,


Liz Elhaz


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page