top of page
  • Foto do escritorLiz Elhaz Oliveira

RUNAS: UM PORTAL PARA O PASSADO

As runas são alfabetos (futhark) antigos usados pelos povos de origem germânica principalmente para escrita, magia e oráculo.


A palavra runa provavelmente deriva do nórdico antigo rún que significa sussurro, mistério, segredo e desde os tempos mais remotos já instigavam o ser humano quanto às questões místicas, espirituais, su


persticiosas e na sua relação com as divindades bem como as forças da natureza.


Os registros rúnicos mais antigos encontrados até o momento datam cerca de cinco mil anos na Dinamarca. Lá temos monumentos litográficos, ou seja, gravações de runas em pedras geralmente com propósito memorialista para enaltecer grandes feitos de alguém ou como homenagem póstumas àqueles que se foram.





Encontramos inscrições rúnicas também em objetos como espadas, machados, escudos, enfeites de cabelo com o propósito de atrair uma intenção específica na utilização daquele mesmo objeto, por exemplo, gravar a runa do Deus Tyr três vezes no cabo de sua arma para atrair proteção e vitória.






A divinação ou oráculo com as runas era comumente feito com gravetos. Não apenas os grandes sábios ou chefes espirituais realizavam o lançamento de runas com objetivo de vislumbrar as linhas do destino, pessoas "comuns" também solicitavam orientação aos sagrados símbolos nórdicos por conta própria.





Além de toda a magia e mistério que as runas inspiram, elas são importantes elementos de estudo para compreender os povos do passado.


Quer aprender mais sobre as runas? Inscreva-se agora na próxima turma do curso "Runas e o Limiar dos Nove Mundos" que inicia em 08/11/2023. Mais informações: clique aqui!


Abraços Místicos,


Liz

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page