top of page
  • Foto do escritorLiz Elhaz Oliveira

A PEREGRINAÇÃO MÍSTICA DE ODIN

“Suspenso na Árvore assolada pelo vento,

Durante nove dias e nove noites fiquei.

Trespassado por uma lança, uma oferenda para Odin,

Eu mesmo me sacrificando e oferecendo-me a mim.

Amarrado e suspenso estive naquela Árvore.

Cujas raízes têm uma origem desconhecida aos homens.

Ninguém me deu pão para comer,

Ninguém me deu algo para beber,

Ao espreitar as profundezas abaixo de mim,

Agarrei avidamente as runas,

E apossei-me delas, dando um grito feroz.

Depois caí da Árvore, perdendo os sentidos.

(...)

Bem-estar eu alcancei com as runas, Sabedoria também.

Amadureci e alegrei-me com o meu crescimento,

Cada palavra conduziu-me a novas palavras.

Cada ato proporcionou-me novos atos e escolhas.”


- “Havamal” estrofes 138 e 139



Sabemos que os mitos carregam grande sabedoria a quem se porpõem desvendar os mistérios de sua simbologia e além disso, assim como nossa cultura e hábitos se atualizam, não é diferente com a interpretação destas histórias embora nunca percam a essência de seu propósito.


Nas estrófes acima da obra literária "Havamal", temos a descrição de forma poética da jornada mística, ou seja, de autoconhecimento, do Deus Odin.


Odin que possui muitas alcunhas como o Sábio, o Pai de Todos, Senhor da Guerra, o Andarilho, o Xamã, só para citar algumas, sempre foi ávido por conhecimento e tendo conquistado todas as glórias da materialidade resolveu em um dado momento buscar uma sabedoria superior.


Assim, ele se pendurou de cabeça para baixo em direção ao poço do conhecimento guardado por Mimir e lá permaneceu nove dias e nove noites.


O número 9 de acordo com a numerologia

Além de ser o número místico da espiritualidade nórdica, o número nove é considerado aquele que rege a coletividade. Pessoas cuja essência é o 9, de acordo com a numerologia, são aquelas que já vivenciaram todas as experiências nas vibrações dos ciclos de 1 a 8 e agora estão neste mundo para auxiliar a humanidade, transmitindo o conhecimento das virtudes adquiridas, mostrando o caminho e dando o suporte necessário ao desenvolvimento respeitando o ritmo de cada um. Geralmente são ótimos terapeutas, professores, cuidadores, médicos e outras profissões similares.


Nove dias e nove noites significa que Odin experienciou os atributos de todos os mundos da Yggdrasil, dos cálidos domínios de Hellheim, onde as almas se curam para seguir para sua próxima jornada, até a iluminação máxima que reina em Asgard. A simbologia do dia nos remete às coisas que podem facilmente ser vistas e aprendidas com mais facilitade, e a noite representa os mistérios, aquilo que está velado, que é mais difícil de ser encontrado e decodificado, sua jornada de aprendizado é mais árdua. Odin assimilou os dois polos - conhecidos como Yin e Yang nas doutrinas orientais - de cada um dos mundos e como estes se equilibram perfeitamente.


A Simbologia da Árvore

Não só na cultura nórdica, a árvore é símbolo da vida, da Terra que é a nossa casa e a reflexão que o mito de Odin nos trás é o olhar para a nossa própria casa, nosso corpo (físico, mental, emociaonla e espiritual) é a nossa primeira morada, nossa árvore interior, nossa Yggdrasil pessoal.


"Colocar a casa em ordem" neste aspecto é um convite para nos conhecermos melhor, expandir a consciência sobre nós mesmos e a nossa presença neste mundo, perceber o que precisa ser lapidado em nosso ser para oferecermos o melhor de nossa essência primeiro por nós mesmos ("Eu mesmo me sacrificando e oferecendo-me a mim.") e depois para o mundo à nossa volta.


Estar pendurado de cabeça para baixo significa entrar em contato consigo mesmo a fim de definir novos conceitos, um novo jeito de olhar para a vida, se colocar à disposição para novas experiências de crescimento, explorar e tomar coonsciência de nossas sombras e abraçá-las para promovre a cura, elas têm muito a nos dizer, elas contam das dores que sentimos e nem nos damos conta.



Sobre o Jejum

"Ninguém me deu pão para comer,

Ninguém me deu algo para beber,(...)"


O ato de jejuar é outra ferramenta aplamente conhecida em todas as culturas usada para livrar o corpo de toxinas e facilitar a conexão com o Cósmico. Não recomendo realizar jejum absoluto de nove dias sem acompanhamento médico adequado. Em vez de um jejum severo, você pode se propor realizar uma alimentação mais leve, livre de carnes, conservantes, açúcar refinado, drogas (álcool e cigarro também contam, viu), lembre-se de que o estilo de vida e os nutrientes que os povos antigos tinham à disposição eram bem diferentes do nosso.


A Meditação

A meditação é uma técnica fantástica com inúmeros benefícios para corpo e mente, ativa áreas do cérebro que promovem o relaxamento, estimula a criatividade e ajuda a enxergar saídas onde antes só havia bloqueios, ela pode ser o ato de se pendurar de cabeça para baixo para enxergar o mundo sob uma nova perspectiva.


Quer passar por uma experiência transformadora semelhante ao mito de Odin?

Participe do Workshop Meditação dos Nove Mundos. As atividades são online, um exercício por dia durante 9 dias via grupo de whatsapp iniciando no dia 25/01/2024 (a primeira Lua Cheia de 2024), veja mais informações em: https://www.instagram.com/p/C0xIhPjrkIl/.


Abraços místicos,


Liz





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page